Fogão Caipira

Receita:    Comidas do Brasil - Delícias Brasileira
De norte a sul, um passeio antropológico pela maravilhosa cozinha brasileira.

Fogão a lenha....comida caipira! A cozinha brasileira é um caldeirão. Recebe a saborosa influência negra, que introduz pratos como a feijoada, o vatapá e o acarajé. Com a contribuição dos índios, que nos deram a mandioca e todas as variações do milho, e mais a salada geral trazida pelos italianos e outros imigrantes, chegamos ao que temos hoje.

Mas é na roça que a gente encontra a comida genuína (de dar água na boca!) e vê como se alimenta o brasileiro. A base da cozinha caipira é a carne de frango. E a carne de porco. aquele, morto ali mesmo, com aproveitamento total da carne, conservada na gordura, sem geladeira, por até quatro meses.

Mesa caipira "das boa" tem que ter a carne de porco e a mandioca frita.
O macarrão dos imigrantes italianos já é quase que um companheiro inseparável do nosso arroz-feijão. Ele aparece na mesa da festa de folia de reis e no prato de quem participa dos mutirões de ajuda em Minas Gerais.

No Vale do Paraíba, SP, a cozinha aproveita todas as sobras de carne e até as partes com osso, para um prato que se chama afogado e faz um cozido gostoso com um tempero à base de alho, cheiro verde, hortelã e colorau.

Em Goiás, é preciso juntar a influência de paulistas e mineiros, para garantir o sabor caipira. é o famoso arroz com pequi... só comendo pra saber como é sabor meio amarrado da fruta. Há quem goste também do pequi com carne seca, no sul de Minas Gerais. De norte a sul, um roteiro eclético de muitos sabores. Todos com gosto de Brasil.


Voltar a lista das receitas

Todos os direitos reservados para a seção Fogão Caipira do site EPTV Emissoras Pioneiras de Televisão.